quarta-feira, 12 de maio de 2010

LONGEVIDADE E QUALIDADE DE VIDA

Não há uma data precisa que indique o inicio da terceira idade. Considera-se que seja a partir dos 65 anos, por uma questão apenas acadêmica. Sabemos que há pessoas de 30 anos que pensam e agem como idosos e poderiam estar dentro da terceira idade e septuagenários com mentalidade jovem.

Antes de dizer que alguém é idoso, deve-se considerar seu estado físico e psicológico.

Uma questão fundamental é a prevenção de algumas doenças, como as cardíacas e o diabetes. Controlando a hipertensão e a alimentação, praticando atividade física moderada, não fumando e diminuindo o estresse, a tendência é viver mais e melhor. O equilíbrio emocional também conta muito.

A base de sustentação de nossa saúde é formada pela alimentação, pela atividade física e pelo equilíbrio emocional. O conteúdo de nossa psique é a principal fonte de energia para o corpo.

O número de pessoas centenárias e com boa saúde mostra clara tendência a aumentar. Nos EUA, por exemplo, existem mais de 60 mil pessoas com mais de 100 anos de idade.
O processo biológico de envelhecimento é uma imposição do próprio organismo, não pode ser revertido. As alterações deste processo respeitam as características genéticas de cada um. A hereditariedade é peça chave na longevidade.

Os problemas de saúde que aparecem com o avançar da idade podem ser adiados ou contornados com a prevenção e tratamento adequados. Estatisticamente, as maiores queixas dos idosos são relacionadas a problemas de memória. Entretanto, a perda desta capacidade não tem a ver com idade.

Se a pessoa se mantiver mentalmente ativo, lendo, trocando informações, esta função será preservada. O que atrapalha a memória é a falta de atenção e o estresse.

Já as doenças neurológicas, como a doença de Parkinson e o mal de Alzheimer ainda são problemas, porém bem menos graves do que há 30 anos atrás.

Talvez o maior mal da terceira idade seja a depressão. Nessa fase da vida ela é muito comum e muito mal administrada. É difícil até de ser diagnosticada, já que se manifesta de forma diferente nos mais velhos e pode ser confundida com outras doenças.Dr João Roberto Duff Azevedo(http://www.ficarjovemlevatempo.com.br)

.....................................................................................


Anthony Robbins afirma no livro "Desperte seu gigante interior",que trabalha as técnicas da PNL, que "não são os eventos externos em nossas vidas que nos moldam,mas sim AS CONVICÇÕES sobre o que esses eventos representam " e relata que duas mulheres completaram 70 anos , mas cada uma assumiu uma visão diferente do fato. Uma "sabia" que sua vida se aproximava do fim . Para ela sete décadas de existência significavam que o corpo devia estar se deteriorando e era melhor começar a encerrar todas as suas questões inacabadas. A outra conclui que a capacidade de uma pessoa em qualquer idade depende de sua convicção e fixou um padrão mais elevado para si mesma. Decidiu que escalar montanhas pode ser um bom esporte para começar aos 70 anos. Durante os 25 anos seguintes, ela se devotou a essa nova aventura, escalando alguns dos picos mais altos do mundo, até que, na casa dos 90 anos, Hulda Crooks tornou-se a mulher mais velha a escalar o Monte Fuji.


CANÇÃO DO DIA DE SEMPRE
Mário Quintana


Tão bom viver dia a dia...
A vida assim, jamais cansa...

Viver tão só de momentos
Como estas nuvens no céu...

E só ganhar, toda a vida,
Inexperiência... esperança...

E a rosa louca dos ventos
Presa à copa do chapéu.

Nunca dês um nome a um rio:
Sempre é outro rio a passar.

Nada jamais continua,
Tudo vai recomeçar!

E sem nenhuma lembrança
Das outras vezes perdidas,
Atiro a rosa do sonho
Nas tuas mãos distraídas...


A Ordem Mundial do Século XXI

   

Geopolítica: Teorias do Heartland e do Rimland - Educação - UOL ...

VISITEUN UNITED NATIONS
PIANO SOLO
FOTOS EUROPA 360 3D 

Colonizadores da América - Revista de História 

REFLEXÃO

Tratado de Petrópolis - Familia Assis Brasil

MUNDO RI 

Abertas as matrículas para 58 cursos online grátis MOOCs ...

USP e Veduca lançam primeiro curso online superior e gratuito do ... 

Plataforma Lattes 

A Complete Grammar Of Esperanto - The Edmonton Esperanto ... 

A Ordem Mundial do Século XXI

   

Geopolítica: Teorias do Heartland e do Rimland - Educação - UOL ...

VISITEUN UNITED NATIONS
PIANO SOLO
FOTOS EUROPA 360 3D 

Colonizadores da América - Revista de História 

REFLEXÃO

Tratado de Petrópolis - Familia Assis Brasil

MUNDO RI 

Abertas as matrículas para 58 cursos online grátis MOOCs ...

USP e Veduca lançam primeiro curso online superior e gratuito do ... 

Plataforma Lattes 

A Complete Grammar Of Esperanto - The Edmonton Esperanto ...