sábado, 6 de fevereiro de 2010

A DIÁSPORA CIGANA

Estima-se que a população cigana hoje, a nivel mundial, supere os 5 milhões de individuos.São Originários do norte da Índia, de onde saíram por volta do século XI, os ciganos espalharam-se pelo mundo. Hoje, habitam praticamente todos os país do Ocidente.

Nômades sem reivindicação territorial, eles têm sido vitimas de preconceito cultural, repressão política e até mesmo campanhas de extermínio.Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) os nazistas mataram pelo menos 400 mil deles.

Ainda hoje êles continuam resistindo a integrar-se à sociedade, eles procuram manter seus costumes nômades tradicionais. As perseguições são coisa do passado na maior parte do mundo. O preconceito cultural e a discriminação não.

A história do povo cigano ou rom é ainda hoje objeto de controvérsia. Existem várias razões que explicam a obscuridade que envolve a esse assunto. Em primeiro lugar, a cultura cigana é fundamentalmente ágrafa e despreocupada por sua história, de maneira que não foram conservados por escrito sua procedência. Sua história foi estudada sempre pelos não ciganos, com frequência através de um cariz fortemente etnocentrista. Os primeiros movimentos migratórios datam do século X, de sorte que muita informação se perdeu, se é que alguma vez existiu. É importante assinalar também que os primeiros grupos de ciganos chegados a Europa ocidental fantasiavam acerca de suas origens, atribuindo-se uma procedência misteriosa e lendária, em parte como estratégia de proteção frente a uma população em que eram minoria, em parte como posta em cena de seus espetáculos e atividades.

Outro problema que se deve ter em conta é que a inserção (ou não) na comunidade cigana é uma questão disputada. Não existe uma delimitação clara dentro da própria comunidade (nem fora) acerca de quem é cigano e quem não o é.

As principais fontes de informação são os testemunhos escritos, as análises lingüísticas e a genética populacional.Cito como referencia bibliografica o http://mundoestranho.abril.com.br/geografia/pergunta_287649.shtml, a wikipédia e outras enciclopediaa.