domingo, 9 de janeiro de 2011

PERFIL COMUNIDADE JUDAICA

COMUNIDADE JUDAICA (Jornal Alef)


Influência e potencial de consumo




De acordo com pesquisas realizadas na área acadêmica, a comunidade judaica possui características bem definidas:

- A maioria de seus membros possui elevada formação educacional e nível cultural, acesso à Internet e poder aquisitivo acima da média brasileira.

- É bastante unida, formando importantes redes de contato (networks).

- Dá grande importância às raízes/família, ao quesito identidade, “aceitação social” perante o grupo. Assim, estabelece fortes vínculos com instituições comunitárias, reforçando o trinômio: ações de solidariedade = fortalecimento comunitário = sentimento de pertencer ao grupo.

- Possui rituais próprios de consumo, evitando empréstimos bancários de vulto, dívidas com instituições financeiras e instrumentos de crédito cujos juros são elevados.

- Valoriza marcas conceituadas/indicação pessoal, na medida em que diminui o risco embutido nos processos de compra. Funciona como um elemento que confere credibilidade ao produto ou serviço adquirido, independente do valor agregado do mesmo.

Importância

Nos EUA - Os judeus representam 1,5% da população norte-americana, 8% dos congressistas e 45% dos milionários da lista “Forbes 400”; constituem um terço de todos os milionários americanos; são 20% dos professores das principais universidades do país; são sócios de 40% dos principais escritórios de advocacia de Nova York e Washington e, por fim, representam 25% de todos os norte-americanos laureados com o "Prêmio Nobel".

Curiosidade - Agências de propaganda se especializaram na comunidade judaica, como a Joseph Jacobs, de Nova York, que desenvolve programas de marketing específicos para empresas que pretendem atingir o segmento judaico. Entre os principais clientes da agência encontram-se desde gigantes da indústria de bens de consumo não-duráveis (Quaker Oats, Colgate-Palmolive e Kraft General Foods) até companhias que produzem comida kosher, como a Manischewitz. A companhia de aviação Delta Airlines também é cliente da agência Joseph Jacobs, que criou uma campanha de marketing para a empresa aérea selecionando destinos de viagem que são tradicionalmente populares entre os judeus norte-americanos.

No Brasil - A trajetória dos judeus no país começa antes mesmo da chegada da frota de Cabral, em 1.500. Ela tem início no final do século XV, quando os judeus espanhóis e portugueses foram obrigados a se converter ao cristianismo, sob pena de serem expulsos dos países onde moravam. Cerca de 30% da população livre nos séculos XVII e XVIII tinha origem judaica, tendo tido significativa participação no desenvolvimento social, cultural e econômico do país. Atualmente, a comunidade judaica brasileira conta com cerca de 120 mil membros participantes de forma ativa da sociedade brasileira, inclusive ocupando cargos como ministros de Estado e governador.

Fontes: historiadora Anita Novinsky (USP); socióloga Helena Lewin (UERJ); Confederação Israelita do Brasil, entidade que representa a comunidade judaica brasileira; Censo da Comunidade Judaica do Rio de Janeiro (2001) e a tese “Os paradoxos de uma identidade: o comportamento de consumo de judeus” (Ano 2001), de Carlos Blajberg (COPPEAD/UFRJ).





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