domingo, 27 de dezembro de 2009

FARIAS BRITO

Nascido em São Benedito, interior do Ceará, no dia 24 de junho de 1862, Raymundo Farias Brito, primogênito de Marcolino José de Brito e Eugênia Alves Ferreira.

.....................................................................................

Somente em 1880 foi que Farias Brito ingressou no Liceu do Ceará. Para ajudar a família dava aulas particulares e, ao concluir o curso secundarista, foi professor no próprio Liceu. Em 1881, muda-se juntamente com seus familiares para Pernambuco a fim de concluir sua formação em Ciências Jurídicas e Sociais. O estudante Farias Brito, sensibilizado pelas ideias abolicionistas, resolve redigir, junto com os amigos Álvaro de Alencar e J C Linhares de Albuquerque, o “Iracema” periódico que defendia a libertação dos escravos.

.....................................................................................

Farias Brito só retornaria à vida pública em 26 de agosto de 1891, quando é empossado como Secretário do Estado dos Negócios do Interior, por José Clarindo de Queiroz. No mesmo ano é indicado a reger interinamente a cadeira de matemática da Escola Normal e é nomeado professor interino para a cátedra de História Geral no Liceu do Ceará. Após a deposição de Clarindo Queiroz, abandona de vez seus ideais políticos, sendo retaliado, chega a ser prejudicado em seu cargo de professor de História Geral do Liceu que só voltou a ocupar em 1896.

Começa a reunir textos publicados anteriormente no “Libertador”, na “ Quinzena” e em outros jornais. Entre os anos de 1884 e 1885, escreve o primeiro volume da trilogia “Finalidade do Mundo”, sob o título de “A Filosofia como Atividade Permanente do Espírito”.Em 1895, casa-se com Ana Augusta Bastos, a quem chamava carinhosamente de Nonoca, filha do comerciante viúvo João da Costa Bastos.

Surge em 15 de agosto de 1894 a Academia Cearense de Letras, onde Farias Brito foi um de seus fundadores e grandes oradores, juntamente com nomes como Tomaz Pompeu, Guilherme Studart, Virgílio de Morais, José Barcelos, Padre Valdivino Nogueira, dentre outros.

.....................................................................................

FONTE

http://www.oestadoce.com.br/?acao=noticias&subacao=ler_noticia&cadernoID=16&noticiaID=11869



  • 10 d...