domingo, 20 de dezembro de 2009

Pe. ANTONIO LEITE DE OLIVEIRA E A CRIAÇÃO DE AURORA-CE

Município localizado no antigo territórios dos índios Caryri.

Os fundamentos históricos sobre as verdadeiras origens do atual municipio de Aurora-Ce se assentam, no SITIO VENDA ou na VENDA DO RIO SALGADO, propriedade rural já existente na segunda metade do século XVIII,e tendo como legitimos possuidores o Cel. Antonio Lopes de Andrade e sua consorte Arcângela Maria,que no último quartel daquele século, já era proprietário da VENDA o Pe. Antonio Leite de Oliveira.que o adquiriu por compra, diretamente ao mencionado casal ,Cel. Antonio Lopes de Almeida e Arcângela Maria. Ele, aliás, o Coronel, primeiro Comandante do Corpo de Cavalaria da Vila Real do Crato.

No seu sitio, o Pe. Antonio Leite de Oliveira manteve uma casa-de-oração ou Oratório,onde celebrava cerimonias religiosas. Pertencendo à jurisdição de Lavras da Mangabeira, que se erigiu em Freguesia autonoma em 1813. Para o historiador Joarivar Macedo no livro "Noticias Históricas de Aurora" , foi em torno do Oratório da Venda, do Padre Antonio Leite de Oliveira, que se nucleou e se desenvolveu a cidade de Aurora-Ce.

No século XVIII, a chegada das entradas no interior brasileiro, as notícias que na região tinha ouro em abundância, desencadeou uma verdadeira corrida para os sertões brasileiros, onde famílias oriundas de Portugal, sonhando com as riquezas de terras inexploradas e com a esperança de encontrar o minério, que as levariam a aumentar o seu patrimônio material, além de aumentar o seu prestigio pessoal com a corte portuguesa.

A busca do metal precioso, nas ribanceiras do Rio Salgado, trouxe para a região do Sertão do Cariri, a colonização. Em conseqüência, a doação de sesmarias, o que permitiu o surgimento de lugarejos e vilas.

Com a expansão da pecuária ne Ceará, Aurora surgiu e fixou-se como um núcleo urbano e entreposto comercial, entre o Cariri e os Inhamuns tendo como base fazenda Logradouro, do padre Antonio Leite de Oliveira[6]. Com chegada da linha da Rede de Viação Cearense,em 1920, Aurora ganha e esta fortalece sua posição como núcleo urbano e entreposto comercial (Wikipédia)