terça-feira, 26 de janeiro de 2010

FAMILIAS ALVES LINHARES,CUNHA LINHARES,RODRIGUES LIMA

Recorro mais uma vez as informações precisas e idoneas do grande historiador sobralense Padre Sadoc de Araújo, do livro "Raízes Portuguesas do Vale do Acaraú",1991,Sobral-Ce, no sentido de esclarecer que a familia LINHARES do Vale do Acaraú, Ceará, provém de DIONISIO ALVES, natural de Cossoraudo e de seu genro DOMINGOS DA CUNHA,natural de Linhares.

Ao chegarem ao Brasil, ambos se fixaram no Sítio Rodrigo Moleiro, perto de Natal, Rio Grande do Norte, e constituiram as familias ALVES LINHARES e CUNHA LINHARES, que por força de sucessivos casamentos endogâmicos, tornaram-se num só núcleo familiar.

Diz o Padre Sadoc na obra já citada, que DIONISIO ALVES LINHARES, foi o primeiro a emigrar para o Brasil , casando-se em Natal-RN, com RUFINA GOMES DE SÁ, gerando os filhos DIONISIA ALVES LINHARES e ANTONIO ALVES LINHARES, os quais migraram para a ribeira do Acaraú-Ce, onde Dionísia, casou-se, em 09 de janeiro de 1736, com DOMINGOS CUNHA LINHARES, enquanto seu irmão ANTONIO ALVES LINHARES veio a casar com a viúva INÊS MADEIRA DE VASCONCELOS e desses casais descendem toda a familia LINHARES do Estado do Ceará.

Prosseguindo, lembra ainda o Pe. Sadoc, que RUFINA GOMES DE SÁ esposa de DIONISIO ALVES LINHARES tinha uma irmã chamada MARIA GOMES DE SÁ, que casou também em Natal-RN, com o portugues VITORIANO GOMES DA FROTA , em 08 de junho de 1733, que também migraram para a ribeira do Acaraaú-Ve e tornaram-se tronco da importante familia cearense, FROTA.

Conclue o Pe Sadoc, esclarecendo que as irmãs RUFINAS GOMES DE SÁ e MARIA GOMES DE SÁ eram filhas do Capitão FRANCISCO GOMES e MARIA GOMES DE SÁ, casal proprietário do Sitio Rodrigo Moleiro, Rio Grande do Norte, onde DIONISIO ALVES LINHARES e VITORIANO GOMES DA FROTA passaram a residir, após com elas se casarem.

Indispensável recordar que essa matéria é de interesse do leitor REGINALDO LIMA, que encaminhou correspondencia ao prof. João Felipe Trindade consultando sobre as origens do sobrenome RODRIGUES LIMA de seus avoengos, pois em em 16 de setembro de 1762 ,o capitão DOMINGOS RODRIGUES LIMA casou com a Sra. MARIA DA SOLEDADE ARAÚJO, filha legitima do Capitão DOMINGOS DA CUNHA LINHARES,natural do arcebispado de Braga, Santa Marinha e Linhares e de sua mulher DIONISIA ALVES LINHARES, natural do RIO GRANDE DO NORTE, freguesia de N.Sra. da Apresentação, nepta paterna de JACINTO GONÇALVES natural do Reyno de Castella e de suaa mulher SUZANA DE ARAÚJO natural de Braga, freguesia de Santa Marinha de Linhares, ambos já defuntos, e pela parte materna de DIONISIO ALVES LINHARES, natural do Arcebispado de Braga,freguesia de Coçourado, e de sua mulher RUFINA GOMES DE SÁ, natural do RIO GRANDE DO NORTE, freguesia de N.Sra. da Apresentação.