"Sábio é aquele que de todos aprende. É forte o que vence a si mesmo. Rico o que se contenta com o que possui. Só aquele que respeita a pessoa humana merece por sua vez respeito." ( Talmud ).Você será avarento se conviver com homens mesquinhos e avarentos. Será vaidoso se conviver com homens arrogantes. Jamais se livrará da crueldade se compartilhar sua casa com um torturador(Sêneca). NU saí do ventre de minha mãe, NU voltarei... (Jó 1:21).
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
JOSÉ IGNÁCIO BUARQUE
Livro conta historia da família Buarque de Holanda (Diário do Pará)
Era uma vez um Buarque, um dentre vários que já existiram e outros tantos que ainda estariam por vir. Era 1797 e, naquela ocasião, José Ignácio Buarque sai para pescar no mar de Maragogi, próximo de Recife. Um infortúnio das águas e dos ventos faz com que o barco vire e Ignácio fique prestes a se afogar. Se as águas tivessem vencido, tragando a vida de Ignácio, seria o fim de uma longa árvore genealógica, que privaria o Brasil de um número imenso de homens e mulheres que fizeram história como desembargadores, juízes, historiadores, pesquisadores e, claro, o músico.
Ignácio sobreviveu e deu origem a dezenas de descendentes, sendo que um em especial preocupou-se em registrar a história de seu antepassado, Bartolomeu Buarque de Holanda, autor do livro “Buarque – Uma Família Brasileira”, lançado este ano. Trata-se de um estudo detalhado sobre a origem da família “Buarque de Holanda”, desde a migração das primeiras famílias que carregavam o sobrenome Buarque. A história do afogamento foi contada a Bartolomeu ainda criança e, segundo ele, este foi o estopim de sua pesquisa.
“Lembro que meu pai contou essa história e eu fiquei fascinado. Ele dizia que esse quase foi o fim da nossa família, afinal, ninguém teria nascido se o Ignácio tivesse morrido. A partir daí, fiquei curioso sobre a vida dele e isso acabou me levando para histórias paralelas, que me levaram mais longe ainda”, comenta Bartolomeu, em entrevista por telefone. Bartolomeu Buarque é economista, mas a profissão não impediu sua paixão pela história da família.
Sua pesquisa data do início da década de 70, coletando depoimentos e materiais em cartórios de todo o país. Em 1992, Bartolomeu ganhou a ajuda de Rosana Delácio e de Yony de Sá Barreto Sampaio, professor do Departamento de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco. Juntos, eles foram responsáveis pela catalogação de 15 mil documentos. Para que a pesquisa não se tornasse maçante e, ao mesmo tempo, representasse boa parte do pensamento da época, Bartolomeu escreveu uma versão romanceada, misturando ficção e fatos históricos. Para os mais curiosos, o livro também tem uma versão “acadêmica”, como a pesquisa pura, detalhada em cerca de 1.200 páginas.
“Optei pelas duas versões justamente para que as pessoas pudessem escolher. O romance mostrará não só a história dos Buarque de Holanda, mas a história cultural das famílias que cruzaram seus nomes com os nossos”, diz Bartolomeu. O berço desta história está no nordeste, no trecho que compreende Alagoas e Recife, onde há registros de que o padre Antônio Buarque Lisboa se apaixonou pela sinhazinha Ana Tereza Lins, na cidade de Porto Calvo (Alagoas). A união, que já não era bem vista na época, gerou Manuel Buarque de Jesus.
“Um dos documentos mais preciosos que encontrei durante a pesquisa foi um pedido de legitimação do Padre Antônio Buarque, que deseja assumir seu filho com Ana Tereza. Naquela época, não era uma coisa tão absurda os padres terem filhos, mas era preciso ter o reconhecimento da Igreja em Portugal”, explica Bartolomeu. O romance, que já está ganhando destaque tanto no Brasil, quanto em Portugal, não chega a ser uma apologia aos “Buarque de Holanda”, ou mesmo uma biografia do famoso Chico Buarque, primo de segundo grau do autor. A obra é uma visão histórica sobre o desenvolvimento de uma das famílias que sempre estiveram presentes em fatos importantes do país.
ESTUDO
A trama começa no século XVI, ainda na colonização do Brasil, e segue até 1881, com a vida do Ministro Buarque de Macedo, conhecido por ter sido um político que não quis enriquecer às custas do povo. “Eu quis mostrar estes personagens que foram marcantes na árvore genealógica da família. Acredito que, entre todas as ramificações, a mais curiosa é a que gerou a união de José Ignácio Buarque de Macedo e a escrava Maria José. Apesar de analfabeta, ela foi a primeira mulher na família a colocar o estudo como prioridade. Curiosamente, seus descendente fizeram jus à dedicação e geraram figuras como Aurélio Buarque, Chico Buarque e Cristóvam Buarque, entre outros”, explica o autor.
Apesar dos Buarque terem se espalhado principalmente pelos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Alagoas, há registros de descendentes no Pará. O desembargador Manoel Buarque da Rocha Pedregulho viveu no Pará no final do século XIX e trabalhou em diversos municípios do interior, como Muaná, Curralinho e São João do Araguaia.
Atualmente, um das herdeiras do nome em Belém é a juíza Filomena Buarque, que esteve presente no lançamento do livro, evento que contou com mais de mil Buarque, Hollanda e curiosos afins. Aliás, aos curiosos, a junção do nome surgiu apenas quando Maria Madalena Paes Barreto de Hollanda Cavalcante casou-se com Manoel Buarque, neto de Maria José (a ex-escrava). A pesquisa de Bartolomeu Buarque é um convite a rever a história do país na perspectiva de duas famílias que estiveram presentes em grandes momentos. A história de “Buarque – Uma Família Brasileira” termina em 1881, no entanto, o autor sabe que há muito mais narrativas que devem ser contadas. “Existem muitas histórias até o dia de hoje e, quem sabe, isso pode se transformar em mais um livro”, diz o autor empolgado.
(Diário do Pará, disponibilizado site http://www.casadapalavra.com.br/noticia/213/Livro+conta+historia+da+familia+Buarque+de+Holanda?PHPSESSID=5a50d23a1031847459c0a6d69e57a511)
WERE YOUR ANCESTORS FROM TOLEDO ? LIST OF SURNAMES OF JEWS RESIDING IN TOLEDO. PRIOR TO EXPULSION EDICT .SPELLINGS VARY. ARE NAMES SIMILAR OR CLOSE TO YOURS ... home.earthlink.net/~bnahman/TOLEDOhtm.htm - Em cache - Similares
FAMILY NAMES FROM INQUISITION
FAMILY NAMES FROM THE INQUISITION ARCHIVES OF PORTUGALS "TORRE DO TOMBE" From the book edited by Flavio Mendes Carvalho. ~Reprinted here by the courtesy of Clara Castelar:
If your family name is listed here I can provide data as to the fate that befell them. The sentences were;
Velasco Velez Vellez Velho Veloso Vergueiro Viana Vicente Viegas Vieyra Viera Vigo Vilhalva Vilhegas Vilhena Villa Villalao Villa-Lobos Villanova Villar Villa Real Villella Vilela Vizeu
A literatura é importante em qualquer fase da vida. Um bom livro pode se tornar o seu melhor amigo e ensinar coisas que você não aprenderia no dia-a-dia. Além disso, o hábito de ler ajuda você a desenvolver a sua imaginação, criatividade e o pensamento ...
Em 1898 a Bolívia enviou uma missão de ocupação para o Acre causando, em .... Notexto do Tratado, contudo, foi combinado o lançamento de duas grandes ...
FATOS IMPORTANTES OCORRIDOS SÉCULO XX 1889 1930 Política: República Velha 1910 1914 Governo Hermes da Fonseca 1912 1916 Guerra do Contestado 1913 1913 Abertura do Canal do Panamá 1913 1913 Começa a Segunda Guerra dos Bálcãs 1913 1913 Primeira transmissão telefônica sem fio entre Nova York e Berlim 1914 1918 Política: Governo Wenceslau Brás 1914 1914 Henry Ford, fundador da Ford, anuncia um novo sistema na linha de montagem de sua fábrica, que reduzia de 12,5 horas para 93 minutos a produção de um carro 1915 1919 Governo Nilo Peçanha 1915 1915 Início da Biblioteca Infantil Melhoramentos 1915 1915 Primera Guerra Mundial: Batalha naval entre britânicos e alemães em Doggerbank e Helgoland 1915 1915 Primeira Guerra Mundial: primeiro bombardeio aéreo massivo registrado pela história, realizado por aviões franceses contra as fábricas alemãs de explosivos 1915 1915 Primeira Guerra Mundial: é selado um acordo secreto entre os aliados e a Itália, que oferece a este país compensações territoriais caso ele declare guerra contra a Áustria 1917 1917 Brasil declara guerra à Alemanha 1917 1917 Estudantes de São Paulo criam a Liga Nacionalista 1917 1920 Revolução Russa 1919 1919 Criação do Fascismo na Itália 1919 1919 Fundação do Partido Nazista na Alemanha 1919 1919 Iniciada a conferencia de paz de Versalhes que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial 1919 1919 Assassinato em Berlim de Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht, fundadores do Partido Comunista alemão 1919 1919 rimeira reunião do Parlamento irlandês, em que se confirma o estabelecimento da República deste país 1919 1919 É inaugurado o primeiro Congresso Internacional Comunista (Komintern) 1920 1920 Primeiro dia em que deixou-se de publicar os jornais na Espanha, como conseqüência da implantação do descanso dominical para os jornalistas e trabalhadores da imprensa 1921 1921 Nasce o Partido Comunista Italiano, encabeçado por Gramsci, que pertencia ao Partido Socialista 1921 1921 Conferência dos países aliados (Paris) estabelece que a Alemanha deve pagar, em 42 anualidades, 226 milhões de marcos por indenizações da guerra 1922 1922 Levante Tenentista do Forte de Copacabana 1922 1922 Cultura: Semana de Arte Moderna 1922 1922 Fundação do Partido Comunista do Brasil 1922 1922 Mussolini toma o poder na Itália 1922 1922 a Rússia torna-se União das Repúblicas Socialistas Soviéticas 1924 1924 Levante Tenentista em São Paulo 1924 1924 Começa a guerra civil em Honduras 1924 1924 Mahatma Gandhi, líder nacionalista indio, é liberado da prisão 1924 1924 Morre Vladimir Lênin, líder da Revolução Russa de 1917. Ele foi o primeiro presidente comunista do país 1924 1924 Literatura: É publicado O Processo, a primeira das grandes novelas de Franz Kafka 1925 1927 Coluna Prestes 1925 1939 Desenvolvimento dos Estados Totalitários na Europa 1927 1927 Congresso Regionalista do Recife 1927 1927 primeira sessão de um fime em 35mm com som é apresentada em Nova York. O filme foi The Jazz Singer (O Cantor da Jazz), de Alan Crosland, protagonizado por Al Jolson e produzido pela Warner Brothers 1929 1929 Mundo, economia: Quebra da Bolsa de Nova York 1929 1929 Crise do café no Brasil 1929 1929 Formação da Aliança Liberal entre RS e MG 1930 1945 Primeiro governo de Getúlio Vargas 1930 1930 Fim da República do Café com Leite (República Velha) 1932 1932 Revolução Constitucionalista em São Paulo 1933 1933 Início do III Reich, na Alemanha 1933 1933 Instituição do direito de voto às mulheres no Brasil 1933 1933 Os Estados Unidos reconhecem oficialmente a URSS 1933 1933 Fundação do Partido Integralista 1933 1933 Na Alemanha nazista é iniciada a perseguição contra os judeus. O governo pede que sejam boicotados todos os empreendimentos cujos donos sejam judeus 1934 1934 Promulgada a segunda Constituição do Brasil 1934 1934 Assinado um acordo franco-italiano para regular os limites e fronteiras das colônias da Africa 1935 1935 Intentona comunista liderada por Luiz Carlos Prestes 1935 1935 Lei de Segurança Nacional contra a subversão 1935 1935 A Islândia se torna o primeiro país a legalizar o aborto por motivos médicos e sociais 1936 1939 Guerra Civil Espanhola 1937 1945 Estado Novo 1937 1937 Promulgada a terceira Constituição do Brasil: a "Polaca" 1937 1937 O Brasil suspende os seus pagamentos da dívida externa 1937 1937 Criação do Instituto Nacional do Livro 1938 1938 Criação do Conselho Nacional do Petróleo 1938 1938 Morre Virgulino Ferreira, o Lampião 1938 1938 04/02 - Hitler se autoproclama comandante supremo das forças armadas alemãs 1939 1945 Conflito: Segunda Guerra Mundial 1939 1939 Criação da Companhia Siderúrgica Nacional 1939 1939 Criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) 1939 1939 Guerra Civil espanhola: as tropas franquistas entram em Barcelona 1940 1940 Criação do Ministério da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira (FAB) 1940 1950 Desenvolvimento da ficção intimista 1940 1940 Instituição do salário mínimo no Brasil 1940 1940 02/02 - É realizada em Belgrado a Conferência de Paz dos Estados balcânicos 1940 1940 Conflito: Segunda Guerra Mundial: as forças alemãs conquistaram a Dinamarca, a Holanda, a Bélgica, a Noruega e a França 1941 1941 A Columbia Broadcasting System realiza a primeira demonstração de uma tela de televisão em cores 1941 1941 Conflito: Segunda Guerra Mundial: A guarnição italiana de Tobruk (Líbia) rende-se às forças aliadas 1942 1942 Brasil entra na Segunda Guerra 1942 1942 Conflito: Segunda Guerra Mundial: Batalha de Stalingrado 1942 1942 Conflito: Segunda Guerra mundial: começa a contra-ofensiva alemã no norte da África 1942 1942 Conflito: Segunda Guerra Mundial: O presidente Getúlio Vargas decreta o confisco de bens de imigrantes alemães e italianos 1943 1943 Conflito: Segunda Guerra Mundial: Os aliados adotam na Conferência da Casablanca o princípio de 1943 1943 Conflito: Segunda Guerra Mundial: começam os bombardeios aéreos sistemáticos dos aliados contra o Reich 1943 1943 Conflito: Segunda Guerra Mundial: a Alemanha recruta todos os homens de 16 a 65 anos 1944 1944 Conflito: Segunda Guerra Mundial: o Brasil envia tropas à Itália 1944 1944 Conflito: Segunda Guerra Mundial: tropas aliadas aterrizam em Anzio, perto de Roma, e empreendem a conquista da Itália 1945 1945 Queda do Estado Novo 1945 1945 Conflito: Segunda Guerra Mundial: em 6 de agosto, os EUA lançam a bomba atômica sobre Hiroshima (Japão) 1945 1945 Congresso Brasileiro de Escritores em SP 1945 1945 Apogeu do rádio do Brasil 1945 1945 Conflito: Segunda Guerra Mundial: Conferêencia de Yalta (Crimea): Roosevelt, Churchill e Stalin tratam dos problemas derivados da II Guerra Mundial e estabelecem as respectivas zonas de influência na Europa. 1945 1945 Conflito: Segunda Guerra Mundial: em 09/08, EUA lançam a bomba atômica sobre Nagasaki (Japão) 1945 1945 Conflito: Segunda Guerra Mundial: em 15/08, rendição incondicional do Japão 1945 1945 Conflito: Segunda Guerra Mundial: a bordo do encouraçado Missouri, os norte-americanos entram na baía de Tóquio e é assinada a paz, pondo fim à Segunda Guerra, depois de 6 anos e 50 milhões de mortos 1945 1945 25/04 - Conferência de São Francisco cria a Organização das Nações Unidas 1945 1945 Conflito: Segunda Guerra Mundial: as tropas nore-americanas desembarcam em Okinawa, etapa prévia à entrada no Japão 1945 1945 O Brasil estabelece relações com a União Soviética 1946 1946 Promulgada a quarta Constituição do Brasil, de cunho liberal 1946 1950 Governo Eurico Gaspar Dutra 1946 1946 Proclamação da República da Hungria 1946 1946 A ONU cria o Conselho de Segurança 1946 1946 Guerra Fria: O primeiro-ministro inglês, Winston Churchill, usa pela primeira vez a expressão "cortina de ferro" para designar os limites da Europa sob o domínio comunista 1947 1947 As tropas britânicas retiram-se da Palestina 1947 1947 Dissolução dos partidos anticomunistas na Polônia e na Hungria 1948 1948 Plano SALTE 1948 1948 Brasil rompe relações com a União Soviética 1948 1948 Aprovação da Declaração dos Direitos do Homem (ONU) 1948 1948 Cultura: criação do Clube do Livro 1948 1948 O Tribunal Supremo dos Estados Unidos declara a igualdade de educação para brancos e negros 1948 1948 Mahatma Gandhi, o maior líder nacionalista hindu e pacifista, é assassinado aos 78 anos a tiros por um jovem fanático 1949 1949 Vitória da Revolução Chinesa 1950 1950 Fundação da Cinematográfica Vera Cruz 1950 1954 Política: segundo governo de Getúlio Vargas 1950 1950 Inauguração da PRF-3 TV TUPI, primeira emissora de televisão do país 1950 1950 A ONU concede independência à Líbia 1950 1950 Surgimento da poesia concreta 1952 1952 A Universidade do Tenesse, nos Estados Unidos, admite o primeiro estudante negro 1953 1953 O presidente norte-americano Harry Truman anuncia que os Estados Unidos haviam desenvolvido a bomba de hidrogênio 1955 1955 aumento do prestígio dos meios de comunicação de massa no Brasil 1955 1955 Início do período de desenvolvimento industrial no Brasil 1955 1955 Instalação da indústria automobilística 1956 1960 Governo Kubitschek 1956 1956 Lançado o Programa de Metas, no Governo Kubitschek 1956 1956 O Islamismo se converte como religião oficial do Egito, por mandato constitucional 1958 1958 Início da Bossa Nova 1958 1958 Cientistas britânicos e norteamericanos anunciam que conseguiram uma fusão nuclear controlada 1959 1959 Revolução Cubana 1959 1959 As Nações Unidas aprovam a Declaração Universal dos Direitos da Criança 1959 1959 02/02 - Indira Gandhi é nomeada presidente do Partido do Congresso da Índia 1960 1960 Inauguração de Brasília 1960 1960 Martin Luther King torna-se líder do movimento negro nos EUA 1961 1961 Posse e renúncia de Jânio Quadros 1961 1961 Rompimento entre EUA e Cuba 1961 1961 Início do movimento do Cinema Novo 1961 1961 Começa a funcionar o Centro Popular de Cultura da UNE 1961 1961 Jânio Quadros renuncia e João Goulart assume o governo do Brasil 1963 1963 Plebiscito: revogação do Parlamentarismo 1963 1963 Movimento de Educação de Base 1963 1963 Criação do Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE) 1963 1963 Começa na Alemanha o Julgamento de Auschwitz 1964 1964 Golpe Militar no Brasil 1964 1985 Ditadura Militar no Brasil 1964 1964 A televisão começa a liderar os meios de comunicação de massa 1964 1964 02/02 - A sonda norte-americana Ranger VI chega à Lua. 1965 1965 Guerra do Vietnã, contra os EUA 1965 1965 A espaçonave Vênus III, lançada pela União Soviética, torna-se a primeira a aterrissar em outro planeta 1966 1966 AI n°2 - Extinção dos partidos e instituição da Arena e MDB 1966 1966 O Ato Institucional nº3 é promulgado. Ele estabelece eleições indiretas para governador e vice-governador no Brasil 1967 1967 Surgimento do Tropicalismo 1967 1976 Golpe Militera na Argentina 1967 1967 URSS, Estados Unidos e Grã Bretanha firmam acordo em Moscou sobre o uso pacífico do espaço 1968 1968 AI n°5 1968 1968 expansão do Tropicalismo 1968 1969 Governo Costa e Silva 1968 1968 Conflito entre estudantes da USP e do Mackenzie (SP) 1968 1968 Criação da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil 1968 1968 A sonda espacial americana Surveyor 7 chega à superfície lunar. O primeiro homem pisaria na Lua no ano seguinte 1969 1974 Governo Médici 1969 1969 Seqüestro do embaixador americano no Brasil 1969 1969 Chegada do homem à Lua 1969 1969 O estudante Jan Palach coloca fogo em si mesmo e morre na praça Wenzel, de Praga, em protesto pela ocupação soviética na Checoslováquia e a abolição das liberdades individuais 1970 1970 Início da construção da Transamazônica 1970 1970 Início do "Milagre Brasileiro" 1970 1970 Instituída a Loteria Esportiva no Brasil, que premiava quem acertasse o resultado de 13 jogos de futebol 1971 1971 10/02 - O procurador Hélio Bicudo faz novas denúncias contra o Esquadrão da Morte, grupo paramilitar que assassinava civis nas grandes cidades brasileiras na década de 70 1972 1972 04/02 - A sonda dos EUA Mariner IX transmite fotos de Marte 1973 1973 Golpe Militar no Chile - morte do presidente Salvador Allende 1973 1973 Inauguração das transmissões em cores nas televisões do Brasil 1973 1973 Guerra do Vietnã: Vietnã do Norte e Estados Unidos firmam em Paris um tratado para o fim da guerra do Vietnã 1973 1973 Paraguai e Brasil firmam um tratado que permite a construção da hidroelétrica de Itaipú, a mais potente do mundo, no rio Paraná, limite entre os dois países 1974 1979 Governo Geisel 1974 1974 Início da política de distensão gradual no Brasil 1975 1975 Acordo nuclear Brasil - Alemanha 1975 1975 Escândalo de Watergate (EUA) 1975 1975 Morte do jornalista Wladimir Herzog 1975 1975 Política: Margaret Thatcher é eleita presidenta do Partido Conservador Britânico 1976 1976 Eclosão dos movimentos pela emancipação da mulher 1976 1976 Independência de Angola 1977 1977 Revogação do AI nº5 1977 1977 Política: referéndum no Paraguai, que ratifica como presidente vitalício o general Stroessner 1978 1978 Organização dos Sindicatos dos Metalúrgicos em SP 1978 1978 China anuncia o fim de 10 anos de proibição da leitura de 70 renomados escritores internacionais como Platão, Charles Dickens, William Shakespeare e Victor Hugo 1979 1979 Revogação do AI n° 5 - Lei da Anistia 1979 1979 Extinção da Arena e do MDB e criação de novos partidos 1979 1979 Revolução Sandinista na Nicarágua 1980 1980 Greve operária no ABC paulista 1980 1980 Cultura: o musical Calabar, de Chico Buarque de Hollanda e Ruy Guerra, e o filme Z, do diretor grego Costa-Gravas, são liberados pela Censura Federal depois de terem sido proibidos em 1973 1981 1981 explosão da bomba do Riocentro 1982 1982 Guerra das Malvinas 1984 1984 Diretas Já: a maior campanha cívica já realizada no Brasil, pedia eleições diretas para presidência da República. Foi realizada na Praça da Sé, em São Paulo 1985 1985 Política: Tancredo Neves venceu Paulo Maluf e seria o primeiro presidente brasileiro civil, desde o golpe de 1964. Tancredo morreria ainda antes da posse. Em seu lugar, o vice José Sarney assumiu a presidência. 1986 1986 Espaço: a espaçonave Challenger explodiu 73 segundos após ter sido lançada. O acidente matou seis astronautas e a professora Christa McAuliffe, primeira civil a participar de um programa espacial 1988 1988 Promulgada a quinta Constituição do Brasil 1988 1988 Política: os presidentes argentino e brasileiro, Raúl Alfonsín e José Sarney, respectivamente, se reúnem em Colônia no Uruguai, com o presidente Sanguinetti, para convidar o país a integrar o projeto de mercado comum entre Brasil e Argentina 1988 1988 Os Estados Unidos aceitam a imigração de 30 mil crianças que ficaram órfãs devido à crise pós-Guerra do Vietnã 1989 1989 Conflito: 30 mil soldados soviéticos abandonam o Afeganistão, dominado pelo regime Talebã 1990 1990 Ciência: os astronautas da Discovery colocam em órbita o telescópio Hubble 1990 1990 Política: a Romênia é a primeira nação da Europa Oriental a banir o Partido Comunista no país 1990 1990 Política: a Lituânia torna-se a primeira república a se separar da União Soviética, que só reconhece a independência do país báltico em 1991 1991 1991 Conflito: Forças aliadas, lideradas pelos Estados Unidos, iniciam uma ofensiva militar contra o Iraque, dando início à Guerra do Golfo 1992 1992 Conflito: o Japão pede perdão a milhares de mulheres coreanas que foram utilizadas como escravas sexuais durante a Segunda Guerra Mundial 1993 1993 Economia: Entra em vigor um acordo que prevê uma zona de livre comércio entre Equador e Venezuela 1993 1993 Acordo em Paris para a proibição de armas químicas 1993 1993 Política: Slobodan Milosevic ocupa o cargo de presidente da Sérvia à frente do novo Parlamento, após vencer as eleições 1994 1994 Brasil, Portugal e cinco nações africanas constituem em Brasilia a Comunidade da Língua Portuguesa 1994 1994 Religião: a Igreja Anglicana (Inglaterra) ordena suas primeiras pastoras 1994 1994 Política: conselho Nacional Africano, de Nelson Mandela, ganha as primeiras eleições multirraciais da África do Sul com 62,6% dos votos, contra 20,4% do governante do Partido Nacional 1995 1995 Economia: o FMI aprova um empréstimo de US$ 17,8 bilhões para o México, sem precedentes na história 1996 1996 Política: Fidel Castro visita o Papa João Paulo II no Vaticano 1997 1997 Política: entra em vigor o Acordo Internacional sobre Proibição de Armas Químicas. Rússia e Cuba não assinam 1998 1998 Ciência: dezenove países europeus firmam em Paris, o protocolo do Conselho da Europa que proíbe a clonagem de seres humanos 1999 1999 Política: o ex-tenente-coronel Hugo Chávez, líder de um fracassado golpe de Estado em 1992, jura seu cargo como presidente da Venezuela 1999 1999 Política: inaugurada em Rambouillet, na França, a conferência de paz sobre Kosovo 1999 1999 Cultura: o filme Central do Brasil, de Walter Salles, ganha o troféu Globo de Ouro na categoria de melhor filme estrangeiro 2000 2000 Política: Augusto Pinochet retorna ao Chile como um homem livre, 16 meses depois de ter sido detido no Reino Unido por crimes cometidos durante seu governo 2000 2000 Religião: João Paulo II pede perdão pelos pecados da Igreja Católica 2001 2001 Conflito: em 11 de setembro, um atentado terrorista derruba as duas torres do World Trade Center, em Nova York, e destrói parcialmente o prédio do Pentágono, em Washington (EUA) 2001 2001 Conflito: a milícia Talebã do Afeganistão explode a cabeça da maior estátua de Buda do mundo 2001 2001 Conflito: o então presidente da Iugoslávia Slobodan Milosevic foi preso, acusado de crimes de guerra e contra a humanidade nos conflitos que envolveram a Bósnia, a Sérvia e Kosovo 2004 2004 Ciência: Cientistas da NASA anunciam que a superfície de Marte já teve grandes quantidades de água 2004 2004 Conflito: em 11/03, uma série de explosões em três estações de trem de Madrid (Espanha) mata 199 pessoas e deixa mais de 1,4 mil feridos