domingo, 7 de fevereiro de 2010

PERCEPÇÃO DA CRÍTICA AOS TRABALHOS APRESENTADOS POR EDUARDO GADUALT NA EXPOSIÇÃO NACIONAL NA CORTE IMPERIAL BRASILEIRA EM 1861, RJ

Segundo matéria divulgada pelo Jornal Diário de Pernambuco, no periodo de 20 a 25 de novembro de 1861 e inserida no livro "O Diário de Pernambuco e a História Social do Nordeste" do historiador José Antonio Gonsalves de Mello, o artista plástico EDUARDO GADUALT, apresentou as suas telas na 4ª sala da EXPOSIÇÃO NACIONAL REALIZADA EM 1861 NA CORTE IMPERIAL BRASILEIRA, na cidade do Rio de Janeiro, merecendo da critica especializada as seguintes referencias, a saber:


1º e 2º quadros - Dois belos estudos a óleo do Sr. ARSÊNIO DA SILVA. O primeiro representa dois patos bravios, que, colocados na margem de um paul, estão pescando. O segundo oferece à vista cocurutos de escalvados penhascos. Em um deles assenta uma águia, que atenta e alentada espera o bote de uma serpente, que, se elevando por trás de uma rocha, procura atacá-la. O jogo do claro e do escuro das rochas, assim como os belos detalhes das penas da águia e das escamas da serpente absorveriam a atenção do admirador, se desde o primeiro momento de contemplação não fosse ela atraída e fixada pela bela expressão da cabeça e postura da alterosa ave de rapina.

3º e 4º quadros- Dois excelentes retratos a óleo pintado em tamanho natural pelo nosso distinto retratista o Sr. EDUARDO GADAULT. Não podemos fazer seleção entre estes dois primores de arte; ambos os trabalhos são tão belos, tão fiéis,os diversos tons são naturais, tão docemente esbatidos, que encantam e iludem perfeitamente a vista.

5º quadro - Uma fantasiaa do mesmo Sr. EDUARDO GADAULT, representando um busto de mulher, formosa como uma querubin,verdadeiro tipo da brasileira. Um riso ainda em botão entreabre-lhe os lábios, e a expressão langorosa de seus olhos negros deixa pensar uma fonte perene de amor intenso na mulher que lhe realizar o tipo. Acha-se ela ao desalinho,com os cabelos desprendidos e soltos, em parte, pelo colo, onde pululam os desejos. O nosso jovem pintor exprimiu todas as situações de sua feliz concepção com um espirito de observação e uma variedade fisiológica,que admiram. Neste mesmo quadro é mui importante e digno de menção o estudo de uma renda que guarnece a camisa da figura, que até nisto é brasileira.

6º quadro - Umaa linda paisagem a óleo, do mesmo Sr. EDUARDO GADAULT, e digna como pintura de figurar ao lado dos dois retratos de que acima tratamos. É um moinho de água em Vosges.

7º e 8º quadros - Dois interessantes estudos de caças feitos também a óleo pelo Sr. EDUARDO GADAULT. A animação que há neles e a perfeição da reprodução da espécie dos passáros são admiráveis,e encantam a vista.