sexta-feira, 16 de abril de 2010

TEMPLÁRIOS

Carlos Eduardo Barata, no seu livro "Presidentes do Senado no Império", edição de 1997, recorda as páginas 97/98, que as origens das ORDENS MILITARES E CIVIS (Honorificas) "remontam à Idade Média, no tempo daas grandes cruzadas. Após a tomada de Constantinopla, pelos Turcos, em fins do século XI, o Papa Urbano II, alarmado com a situação de perseguição e violência contra os fiéis,decretou, no Concílio de Clermont, a conquista da Palestina.Reuniram-se cerca de seiscentas mil pessoas, formando um exército monástico-militar,que, em nome da religião católica, partiram em direção a Constantinopla. Traziam no peito,cosido sobre as vestes, a cruz-latina, do que lhes vaaleu serem denominados de CRUZADOS.

"Este original exército, ou antes, esta collosal romagem constituida pelos elementos mais heterogêneos e mais imprevistos,elegeu para chefe Godofredo de Bouillon, duque da Baixa Lorena, e atravessando o estreito de Bósforo, passou a Àsia Menor, onde tomou Nicéa e Antiochia,e, depois de ser disimado pela peste, pela fome, pelas intemperies e reduzido a cincoenta mil soldados, conseguiu, enfim tomar Jerusalém em 1099.

Senhores da Cidade Santa, os cruzados elegeram para seu principe a Godofredo de Bouillon, que tomou o título de Rei de Jerusalém, e alguns cavaleiros, alojando-se perto do Santo Sepulcro ai fundaram uma albergaria ou hospital destinado a agasalhar os peregrinos, ao passo que nove outros cavaleiros se albergaram numa parte ainda habitável do arruinado templo de Salomão e juraram morrer pela fé e na defesa dos mesmos peregrinos contra os infiéis"(STRECHT DE VASCONCELLOS, 222, p. 4).

Dos que fundaram o Hospital, próximo ao Santo Sepulcro, deu origem a primeira Ordem Militar, conhecida como dos HOSPITALARES, ou de São João de Jerusalém, de Rhodes ou de Malta. Quanto aos outros cavaleiros, que se estabeleceram próximo ao Templo de Salomão, originaram a Ordem dos Cavaleiros do Templo, ou TEMPLÁRIOS.

.....................................................................................

Com o passar dos anos, prossegue Carlos Eduardo Barata, já por volta do século XVI, estas Ordens monástico-militares, pouco a pouco foram-se se tornando simplesmente militares umas, e religiosas, outras, depois militares e civis, até que perderam sua finalidade guerreira, lutando contra os infiéis,e tornaram-se, simplesmente Ordens de caráter Honoríficos, visando recompensar os homens que dos outros se destacavam pelos seus feitos, pelas suas virtudes pessoais.