domingo, 28 de fevereiro de 2010

JOSÉ MINDLIN : Vida dedicada aos livros

Faleceu hoje ,dia 28 de fevereiro de 2010, em São Paulo,JOSÉ EPHIN MINDLIN (São Paulo, 8 de setembro de 1914 - São Paulo, 28 de fevereiro de 2010),que segundo referencias biográficas da Wikipédia, foi um advogado, empresário , bibliófilo brasileiro e membro da Academia Brasileira de Letras.

Filho do dentista Ephim Mindlin e de Fanny Mindlin, judeus nascidos em Odessa, formou-se na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Advogou por alguns anos, atividade que deixou para fundar a empresa Metal Leve, que mais tarde se tornou uma potência nacional no setor de peças para automóveis. José Mindlin deixou a empresa em 1996. Posteriormente, entre outras atividades, presidiu a Sociedade de Cultura Artística.

Após sua aposentadoria do mundo empresarial, Mindlin pôde dedicar-se integralmente a uma paixão que tinha desde os treze anos de idade: colecionar livros raros. Seu primeiro livro foi Discours sur l'Histoire universelle de Jacques-Bénigne Bossuet, de 1740. Ao completar 95 anos de idade, acumulava um acervo de mais de 38 mil obras.

Em 20 de junho de 2006 Mindlin foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, onde passou a ocupar a cadeira número 29, sucedendo a Josué Montello. Após saber da vitória na eleição, Mindlin declarou: "De certa forma, corôa uma vida dedicada aos livros". No mesmo, ano Mindlin decidiu doar todas as obras brasileiras da vasta coleção à Universidade de São Paulo (USP). A partir de então, ela passou a ser chamada de "Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin".
Cquote1.svg

Stefan Zweig, grande escritor de origem judaica, afirma em um dos seus importantes livros, "Sempre são necessários milhões de pessoas dentro de um povo para que surja um gênio, sempre milhões devem passar por ociosos momentos vitais para o mundo antes que aconteça um momento decisivo verdadeiramente histórico para a humanidade(...) Fatos que de forma vagarosa se sucedem indiferentemente comprimem-se em um único momento, o qual determina e decide tudo: um único sim, um único não, um muito cedo ou um muito tarde tornam esse instante irrogável para centenas de gerações e determinam a vida de um individuo, de um povo e até mesmo o curso do destino de toda a humanidade". Palavras assim fazem justiça a homens como JOSÉ MINDLIN e registram suas presenças para a posteridade.


A Ordem Mundial do Século XXI

   

Geopolítica: Teorias do Heartland e do Rimland - Educação - UOL ...

VISITEUN UNITED NATIONS
PIANO SOLO
FOTOS EUROPA 360 3D 

Colonizadores da América - Revista de História 

REFLEXÃO

Tratado de Petrópolis - Familia Assis Brasil

MUNDO RI 

Abertas as matrículas para 58 cursos online grátis MOOCs ...

USP e Veduca lançam primeiro curso online superior e gratuito do ... 

Plataforma Lattes 

A Complete Grammar Of Esperanto - The Edmonton Esperanto ...