quinta-feira, 6 de maio de 2010

WASHINGTON LUIZ PEIXOTO VIEIRA

Opinion - Washington Luiz Peixoto Vieira(http://iconacional.blogspot.com/)

Quem sou eu ?

Sou filho de branco, de índio, de negro: Sou filho do Brasil. No meu sangue corre o sangue de todos os brasileiros. Dos senhores de escravos, perversos, escravocratas, dos coronéis da mata e da caatinga, e até de padres que celibatários deveriam ser e não foram. Sou filho do índio e da índia arrancada da mata para servir ao senhor, de pele vermelha, tostada pelo sol, que come tanajura, adora a lua e o sol, e as matas e os rios. Sou filho do Negro, que padeceu no engenho, no sofrimento e na dor. Sou neto da negra que lavou as alfáias de outra Sinhá minha avó. Sou Brasil. Nascido no Ceará, no sertão quente, no mês de janeiro e criado em Viçosa, na serra, meio à neblina e aos contos indígenas.Viajado pelo resto do Brasil, moro nas terras de Pernambuco, depois de caminhar pelo Centro-Oeste e Amazônia. Sou Washington Luiz Peixoto Vieira, com graça de Deus!

Se já sonhei em ser Prefeito de Icó ?

Tive um enorme pesadelo nesta noite. Sonhei que tinha sido eleito Prefeito do Icó. Eleito com uma coligação de tantos partidos de ocasião, que é impossível imaginar em sã consciência que a política-partidária pode ser tão podre, tão degenerada. Estavam coligados partidos da neo-esquerda, da “porra-louca” da esquerda, ligados às igrejas, católicas e “evangélicas”, gente com ideologia e sem ela, era um verdadeiro “hades” e pra juntar essa gente toda o “eleito” tinha que ter um jogo de cintura que chegava à verdadeira cafagestice, a uma total falta de caráter, padecer de uma despersonalização impressionante. Valha-me meu Senhor do Bonfim!

Não era sonho, era pesadelo! No meio daquela tortura mental, me passavam todos os rostos das pessoas: miseráveis, pobres, sofridas, famintas, de mãos calejadas, feições envelhecidas, queimadas pelo sol quente da caatinga no tempo de verão, com grandes olhos cheios de esperança e que as tive de enganar, iludir, contar-lhes coisas como quem as conta a crianças inocentes, ingênuas... Olhavam para mim como se eu fosse uma espécie de deus ou semi-deus. Senti medo, pavor, ao mesmo tempo um misto de misericórdia.

Havia mentido para meu povo, prometido coisas que estavam acima do meu poder. Havia prometido casas, empregos, trabalho, fartura, o pior tinha prometido esperança em dias melhores. Talvez essa foi a única verdade que havia prometido: Esperança. A Esperança é algo subjetivo e não se pode – por mais cruel que seja – arrancar das pessoas.

Na minha mente passavam um a um os rostos dos eleitores. Vi o povo de Icozinho, Pedrinas, Malhada Vermelha, o pessoal das Três Bodegas, colonos, agricultores, vaqueiros, vi uma a uma as varredeiras de rua, as lavadeiras de roupa, as empregadas domésticas, os “chapeados”, os desempregados, os pedintes, os mendigos, os funcionários públicos, os comerciantes, os ambulantes, os feirantes, os camelôs, os felizes, os infelizes, os lunaticos, os alegres, os tristes... o povo da cidade, com suas carências tão grandes e os da zona rural, com carências maiores ainda, vi os doentes em busca de atenção, os parentes dos mortos em busca de caixão..... Vi o tempo da cruel seca e da enchente, invadindo as casas, desalojando as pessoas. Meu Deus, isso é o Apocalipse!

Ah, vi o Icó dos terríveis crimes hediondos: de facada, de tiro, de paulada, nos silêncios dos lares ou à céu aberto. Vi o Icó, homofóbico, racista, etnocentrista. Vi o antigo sangue correndo pelas ruas de pedra, ou na terra nua, parecia semente da maldade plantada no solo árido...

Ah, vi o Icó da discriminação racial, rejeitando as pessoas pelo berço, discriminando-as, não as julgando capaz, cheios de orgulho, que parecia perpetuar-se pelos séculos de ideologia plantada nos meninos e nas meninas das classes mais favorecidas.

Ah, vi o Icó das Nossas Senhoras brancas e gordas: Expectações, rosários, conceições, matronas-mães de um Jesus de elite, coroadas pelas meninas ricas com coroas de ouro ou de papelão... O Icó do Senhor do Bonfim, vilipendiado, em seu sofrimento, do Cristo padecente na cruz, do pobre sofrido, pela ideologia da dominação e da arrogância dos poderosos.

No meio do sonho, vi também os rostos dos inimigos, aqueles à espreita do poder pelo poder, com seus pensamentos maus, desejando a minha morte e o meu insucesso. Vi calúnias, difamações.... vi o quanto também os caluniei e os difamei... Isso não era sonho, isso era pesadelo.

E, enfim no fim do sonho, cheguei à prefeitura, o velho sobrado onde nasceu Janoca Dias e Antonio Pinto, o velo Babaquara, que mandou e desmandou no Ceará nos séculos passados... Ah era pesadelo demais... Ali estavam um a um enfileirados meus antecessores, todos olhando para mim, naquele olhar do lado de lá... com o dedo em riste: Cumpra o que prometeu. Não minta, seja verdadeiro, ajude os pobres, negocie com os opositores sem desonestidade, não se aproprie do dinheiro público, ele é do povo, particularmente dos mais pobres, não pratique nepotismo por nepotismo, tenha piedade das pessoas, pos pobres e dos ricos, não persiga as pessoas, não demita os funcionários públicos injustamente e ilegalmente, seja generoso.

Acordei, angustiado. Graça a Deus era só um sonho. Icó não pode ser isso, não poderia ser isso. Minha terra querida e amada não pode ter políticos assim.
Postado por Opinion - Washington Luiz Peixoto Vieira às 05:26

2 comentários:

AUGUSTO LEITE disse...

Caro Washington,

Será que você acordou mesmo desse seu sonho kafkiano ou continua sonhando? ou se transformou num inseto como Gregor Samsa e não nota mais?

Lamento informar-lhe que a realidade é mais dura que esse seu pesadelo.Duro é você sonhar que é prefeito, acordado. Augusto
23 de abril de 2010 12:01

AUGUSTO LEITE disse...

Caro Washington,

Ainda bem que você acordou do seu sonho kafkiano de ser prefeito de Icó antes das convenções municipais, mas será que os milhares de pré-candidatos a prefeito nos mais de 5 mil municipios brasileiros, estarão sofrendo as mesmas angústias do seu pesadelo ético ou dormem o sono tranquilo dos inocentes embalados pela alienação popular ? Será que os eleitores brasileiros já se metamorfasearam em "babaquaracas" ou pretendem votar conscientemente e com responsabilidade com as próximas gerações?Augusto
24 de abril de 2010 13:23


PDF]

A Ordem Mundial do Século XXI

www.geopolitics.com.br/SI1_Danny_Zahreddine.pdf

   

Geopolítica: Teorias do Heartland e do Rimland - Educação - UOL ...

educacao.uol.com.br/.../geopolitica-teorias-do-heartland-e-do-rimland.ht...

VISITEUN UNITED NATIONS
PIANO SOLO
FOTOS EUROPA 360 3D 


Leia edição digital jornal O POVO http://digital.opovo.com.br/
Visite MAPA MUNDI DIGITAL IBGE
Habitue-se a ler http://www.guiademidia.com.br/jornaisinternacionais.htm

    REFLEXÃO

    Não existe APENAS um só momento, SEMPRE ? A vida não é SEMPRE, esse nomento ? Não importa quanto a sua vida mude. É sempre AGORA.(Eckhart Tolle)





Consulte acervo digital REVISTA VEJA http://veja.abril.com.br/acervodigital/
Universia Brasil
literatura é importante em qualquer fase da vida. Um bom livro pode se tornar o seu melhor amigo e ensinar coisas que você não aprenderia no dia-a-dia. Além disso, o hábito de ler ajuda você a desenvolver a sua imaginação, criatividade e o pensamento ...


Tratado de Petrópolis - Familia Assis Brasil

assisbrasil.org/tratado.html
Em 1898 a Bolívia enviou uma missão de ocupação para o Acre causando, em .... Notexto do Tratado, contudo, foi combinado o lançamento de duas grandes ...

MUNDO RI 

HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
  1. Abertas as matrículas para 58 cursos online grátis MOOCs ...

    noticias.universia.com.br/.../abertas-as-matriculas-58-cursos-online-gratis...

    15/01/2013 - O projeto Miríada X começa com a participação de 18 universidades iberoamericanas, que compartilham 58 cursos MOOC (Massive Open ...
EVOLUÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
CONSULADOS

APRENDENDO A EXPORTAR

AULAS COMERCIO EXTERIOR

  1. USP e Veduca lançam primeiro curso online superior e gratuito do ... 

    ultimosegundo.ig.com.br/.../usp-e-veduca-lancam-primeiro-curso-online...

    11/06/2013 - Autoridades do Ministério da Educação são esperadas em lançamento nesta quarta-feira.


TÉCNICAS DE ESTUDAR

  1. Plataforma Lattes 

    lattes.cnpq.br/

    O registro do seu Currículo Lattes é o primeiro passo para encaminhar sua solicitação ao CNPq. Estudante e Pesquisador, atualize seu Currículo Lattes.

 COMO ORGANIZAR HORÁRIO ESTUDO


REVISÃO GEOGRAFIA

REVISÃO HISTÓRIA

DOWNLOAD ATLAS HISTÓRICO( http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001601.pdf


BIBLIOTECA DIGITAL FUNAG DIPLOMACIA

CONCURSOS PÚBLICOS

A Complete Grammar Of Esperanto - The Edmonton Esperanto ... 

esperanto-edmonton.wdfiles.com/local--files/.../Kellerman%20Kolor.pdf
A COMPLETE GRAMMAR OF ESPERANTO. THE INTERNATIONAL LANGUAGE with graded exercises for reading and translation together with full ...

LINKS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS